Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / 16ª Sessão Ordinária é marcada pelo uso da tribuna livre, encerramento do Parlamento Jovem e entrega de moções

por Nara Generoso publicado 18/10/2022 16h41, última modificação 18/10/2022 16h41

A noite dessa segunda-feira (17) foi especial e marcada pela entrega de moções e dos certificados de conclusão do Parlamento Jovem aos nossos alunos que em sua maioria, encerraram a sua participação no programa que é dedicado a jovens do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Após aberta a Sessão, o vereador Evandro Lott  que se inscreveu previamente, passou a fazer o uso da tribuna livre. Na pauta, o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito aberta para apuração de irregularidades no abastecimento da frota de veículos do município de Guanhães.

Em sua fala, o vereador informou que foi feito requerimento pela Comissão, também formada pelas vereadores Bárbara ( Presidente da CPI)  e Leila ( membro da CPI), para extensão do período de duração do processo,  já que várias inconsistências foram encontradas . Solicitou também a Casa que contrate uma assessoria técnica para analisar a documentação de forma mais adequada.

O presidente deferiu o pedido e reforçou aos membros da Comissão que agissem de forma coesa e que os trabalhos se deem com a lisura necessária à correta elucidação dos fatos.

Logo em seguida, o uso da tribuna foi passado ao vereador Leco Matias, também inscrito anteriormente. Em sua fala, ele abordou novamente sobre a infraestrutura na cidade; disse que carece de reparos e que há muitos buracos na rua e que a prefeitura dispõe de recursos para isso. Leco ainda declarou que a atual gestão é incompetente e pediu ao executivo que dialogue com o legislativo.

A Sessão continuou com a entrega dos certificados de conclusão do Parlamento Jovem Guanhães aos 10 alunos participantes de 2022.

A coordenadora e vereadora Bárbara fez um discurso de apresentação do programa, o tema debatido, o objetivo e as regiões participantes. E em nome dos outros dois coordenadores, André e Nara, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Guanhães por acreditar e apoiar esse projeto que tem o intuito de aproximar o legislativo da população, plantando em cada um a semente da cidadania e ainda aos pais e diretores das escolas pelo apoio que foi primordial para que o PJ se tornasse realidade. Ela ainda pediu o apoio dos mesmos para o ano de 2023.

Na seqüencia foi feita a entrega das moções aos homenageados da noite. A primeira delas foi concedida pela vereadora Bárbara a contadora Dalva Soalheiro pelos 50 anos de serviços dedicados à contabilidade na qual foi homenageada também pelo CRC/MG. A segunda foi concedida pelo vereador Claudiney ao Edmar dos Santos Morbeck, pelos 34 anos de um excelente trabalho como despachante.

PROPROSIÇÕES

Antes da leitura dos projetos a darem entrada e a serem votados foi feita a leitura da representação oferecida pelo vereador Leco em desfavor dos secretários municipais por crime de responsabilidade.

Em seguida deram entrada: Veto ao projeto de lei 38/2022; projeto de lei 49/2022 que altera a lei municipal 3045 de 28 de dezembro de 2022, que dispõe sobre o plano plurianual de 2022 a 2025; projeto de lei 50/2022 que altera a lei municipal 3068 de 18 de julho de 2922, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2023; projeto de lei 51/2022 que da denominação a via pública – Rua Gentil Armando da Silva; projeto de resolução 04/2022 que autoriza devolução de bens alocados na Câmara ao Poder Executivo Municipal.

Projetos discutidos e votados: Projeto de Resolução nº 03/2022, que altera dispositivos da Resolução n. 0312013 e da Resolução n. 612015 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Guanhães – APROVADO.

Projeto de Resolução nº 05/2022, que dispõe sobre a nova redação do art. 153 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Guanhães – APROVADO.

Ao final foram lidas as indicações, requerimentos e moções e em mais uma reunião os vereadores reclamaram da situação de falta da iluminação pública em bairros da cidade que tem ameaçado a segurança da população.

Na pauta também o pedido para a realização de fogos de artifício no aniversário da cidade sem estampido por causa dos idosos, cachorros, autistas que virou indicação dos vereadores Bárbara, André e Rodrigo. Em nota, divulgada na página do evento, a prefeitura fez uma postagem declarando que será realizado dessa forma pensando justamente na sensibilidade auditiva.