Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / 5ª Reunião Ordinária: Debate de Projetos, homenagens e manifestação dos profissionais da educação pelo piso salarial

por Nara Generoso publicado 02/04/2024 14h06, última modificação 02/04/2024 14h06

Nesta segunda (1º de abril) durante a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Guanhães, diversos assuntos de interesse público foram discutidos e deliberados pelos vereadores, marcando mais um momento importante para a comunidade local.

Um dos pontos em destaque foi a revogação da Lei Municipal n° 2632, de 26 de junho de 2014, que criava o programa de alienação de imóveis, construção de casas, reformas e ampliação, por meio do projeto de lei número 06/2024. A discussão acerca da proposta dividiu opiniões entre os legisladores, com argumentações contrárias e favoráveis à sua aprovação.

No uso da palavra, o vereador Alessandro Matias disse que é absurdo o despreparo da atual administração. Já o vereador Osmar disse que é “molecagem” do município ao se impedir que o cidadão tenha o seu direito a habitação cerceado.

Após debate, o projeto foi votado e aprovado pela maioria dos vereadores presentes: tendo os vereadores Leco, Bárbara, Mauro, Osmar e Rodrigo votado contrariamente à proposta e os vereadores André, Anídia, Claudiney, Leila, Lucimar, Alcides votado a favor.

Além disso, durante a sessão, foram apresentados dois novos projetos de lei: o número 18/2024, que institui o programa denominado Soletrando e o projeto número 19/2024, que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas acometidas com Fibromialgia, ambos propostos pela vereadora Bárbara.

Outro ponto relevante da reunião foi a entrega de moções de autoria do vereador Claudiney, aprovadas em reuniões anteriores.

Receberam a moção de congratulação a Associação do bairro Nações, a Associação do bairro Nossa Senhora Aparecida e ainda os cidadãos Douglas Miranda e Geraldo José Leão Sette. O vereador procedeu com um breve discurso, parabenizando os homenageados pelas suas contribuições para a comunidade.

Na sequência, o advogado do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanhães, Dr. Adilson, teve a palavra para prestar esclarecimentos sobre o piso salarial dos profissionais da educação.

Ele destacou as dificuldades enfrentadas nas negociações sobre esse e outros temas como o FUNDEB junto ao Poder Executivo e ressaltou a importância de resolver tais questões de forma administrativa, visando evitar a morosidade judicial.

Presentes a reunião, professores também manifestaram inclusive com cartazes cobrando o piso e a falta de insumos básicos nas escolas da cidade.

Por fim, o Secretário de Cultura, Robertinho Zier, também utilizou a tribuna para compartilhar as realizações de sua gestão à frente da pasta, destacando projetos e ações desenvolvidos no âmbito cultural.

Após os debates e a discussão dos projetos, foram lidas, aprovadas e encaminhadas ao executivo, as demandas dos vereadores em prol de melhorias na cidade.