Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / A um passo da reta final: Alunos do PJ participam do GT em Conceição do Mato Dentro e da Plenária Regional em Alvorada de Minas

por Nara Generoso publicado 10/08/2022 16h40, última modificação 11/08/2022 10h50
O Parlamento Jovem 2022 está a um passo da reta final. Na última semana, os coordenadores do Parlamento Jovem Guanhães, André Luiz, Bárbara Carvalho e Nara Generoso, viajaram com os alunos para participarem da Plenária Regional do Grupo de Trabalho em Conceição do Mato Dentro.
Além de Guanhães, a Plenária contou com a participação de alunos de todas as cidades que compõem o Polo Médio Espinhaço: Sabinópolis, Alvorada de Minas, Juscelino Kubistchek e Conceição do Mato Dentro, que discutiram e votaram as sugestões de propostas para o tema deste ano – Saúde Mental do Jovem –, e priorizam aquelas que seriam levadas à Plenária Regional.
Já nesta segunda-feira (08), o PJ Guanhães seguiu viagem para mais uma etapa, a plenária regional que aconteceu em Alvorada de Minas. No encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de argumentar em defesa de suas propostas. Eles também puderam sugerir a exclusão, a modificação ou a junção de propostas.
Ao final da votação, ficaram definidas as cinco propostas que serão discutidas durante a Plenária Estadual, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro em Belo Horizonte com alunos de todo o estado.
Com o intuito de facilitar a discussão, foram divididos três grupos de trabalho e cada grupo ficou responsável por um dos subtemas: políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental, estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e uso saudável das novas tecnologias.
Umas das cinco propostas que passou para a próxima etapa foi a da nossa aluna Yara Rodrigues, que sugeriu o desenvolvimento de um aplicativo sobre saúde mental. “Seria um aplicativo de um assistente virtual amigável, para atender as demandas do jovem no dia-a-dia, com essas informações criaria uma planilha para o monitoramento do usuário e para o diagnóstico do mesmo, com indicação de atividades para aquele momento especifico”, explicou.
Na oportunidade também foram escolhidos os alunos de cada cidade que irão representar ao Polo na Etapa Estadual. Guanhães será muito bem representada pelos alunos Yara e Wandrey, que vão se preparar, juntamente com os demais alunos, para defenderem as propostas.
Caso sejam aprovadas na Plenária Estadual, as propostas serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas Gerais e podem inspirar um projeto de lei.
Ainda na Plenária Regional, os estudantes precisaram definir qual tema indicariam para discussão na edição 2020 do PJ. A disputa estava entre os temas: ‘Educação sexual nas escolas’ e ‘A inserção do jovem no mercado de trabalho’, sendo essa última a escolhida por votação.