Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Abertura do mês da Mulher, discussão de projetos e uso da tribuna marcam a 3ª Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 05/03/2024 15h35, última modificação 05/03/2024 15h35

Abrindo o mês que celebra o Dia Internacional da Mulher, vereadoras da Casa juntamente com alguns vereadores marcaram presença vestindo peças em tons de rosa, em alusão ao Mês da Mulher, simbolizando apoio e engajamento.

Em uma sessão marcada por debates intensos e posicionamentos firmes, a Câmara Municipal de Guanhães conduziu sua 3ª Reunião Ordinária, abordando temas de relevância para a comunidade.

A pauta incluiu a leitura e discussão do veto parcial ao Projeto de Lei número 10/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder premiações a participantes de eventos esportivos, culturais, artísticos, científicos, acadêmicos, entre outros. O veto foi colocado em discussão, resultando em votação acirrada.

Durante a discussão, o vereador Alessandro Matias expressou preocupações sobre possíveis interferências do Poder Executivo, destacando a importância de uma decisão isenta. O vereador Rodrigo, por sua vez, apontou a possível manutenção do veto, mas ressaltou a relevância da emenda apresentada por Alessandro Matias para valorizar os participantes do campeonato e auxiliar na manutenção dos clubes municipais.

A vereadora Bárbara elogiou a emenda, reconhecendo sua importância para os clubes da cidade. Já o vereador Claudiney, embora tenha inicialmente votado favoravelmente à proposta, identificou vícios no projeto, destacando a falta de algumas modalidades esportivas, e se posicionou a favor da manutenção do veto.

O vereador André abordou a tramitação do projeto ao longo de um ano na Casa e esclareceu que a proposta visa conceder premiações a diversas modalidades esportivas e eventos culturais. Ele apontou que a proposta está parada até o momento, apesar das reuniões marcadas pelo Poder Executivo.

O vereador Evandro enfatizou os vícios na proposta, incluindo a falta de diferenciação entre esportes coletivos e individuais, entre outros pontos. O veto parcial ao projeto 10/2023 foi submetido à votação, resultando na sua manutenção por 7 votos a 6.

A reunião contou com a participação da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria de Fátima Carminate, que discursou sobre a abertura da semana dos direitos da mulher, apresentando a programação prevista para marcar a semana.

Em seguida, o Presidente do SAAE Guanhães, Dezinho Ventura, abordou questões críticas relacionadas ao saneamento básico na Comunidade Elifas, solicitando autorização dos vereadores para intervenção da autarquia na resolução dos problemas; os moradores estiveram presentes e também cobraram soluções.

A vereadora Adileila, também utilizou a Tribuna Livre para destacar o trabalho de seu gabinete na busca por obras de infraestrutura para a cidade e melhorias nas estradas rurais. Leila também aproveitou para parabenizar as mulheres pela Semana da Mulher.

Posteriormente, o presidente solicitou à secretária a leitura dos pareceres e emenda apresentados ao Projeto de Lei número 22/2022, que estabelece normas para contratação por tempo determinado. A Emenda 01, apresentada pelo vereador Osmar, foi colocada em discussão. O vereador destacou a importância de estender alguns direitos aos contratados, instando os demais vereadores a aprovarem a mesma. Em votação, os vereadores Alcides, Lucimar, Maria Anídia, Adileila, Claudiney e André e os demais vereadores votaram a favor. Em seguida, o Projeto de Lei número 22/2022 foi colocado em discussão e votação. Os vereadores Evandro e Alessandro Matias votaram pela sua rejeição, enquanto os demais vereadores votaram favoravelmente.

Entre os projetos aprovados, dois se destacaram: o Projeto de Lei número 83/2023, que denomina uma via pública no Bairro Alto da Colina como RUA GERALDO CATARINA GODINHO, e o Projeto de Lei número 05/2024, que denomina uma via pública no Bairro Jardim América como RUA HERCÍLIA NARDY PENNA. Ambos foram aprovados por unanimidade.

Após as votações, a palavra foi passada à filha do homenageado no Projeto de Lei 83/2023, Senhora Maria Helena Godinho, e ao filho, Sr. Geraldo Temponi Godinho. Ambos compartilharam lembranças e agradeceram ao vereador Lucimar pela iniciativa da homenagem.

Ao final, foram lidas e aprovadas as indicações e requerimentos propostos pelos vereadores ao executivo para melhorias na cidade. A Câmara reitera seu compromisso com a transparência e a busca por decisões que beneficiem toda a comunidade de Guanhães.

Misshase
Misshase disse:
12/03/2024 03h15
J((480032))J Hello, I am a representative of Milki As a organization that has gained recognition in 14 regions, we find it incredibly rewarding to cooperate with intriguing innovative individuals like you. Your unique talents ignite our passion for innovation and creativity. We are thrilled to begin a project to create a video presentation, or to conduct a thorough video review of our product. Please to watch the video example we've meticulously prepared. https://torisndo.com/dfj arhive_pass:2024 We also suggest viewing the video through a ultrabook for the best experience. Don't hesitate to write to us, as we eagerly await your feedback. Your viewpoint is invaluable to us, and we can't wait to hear from you.