Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Alunos de Guanhães dão depoimentos sobre o PJ após consolidação da etapa final em BH

por Nara Generoso publicado 27/09/2022 13h35, última modificação 27/09/2022 13h35
Cerca de 150 estudantes aprovaram na última sexta-feira (23) o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2022. Reunidos no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de 21 a 23 de setembro, alunos de escolas de várias regiões do Estado debateram 12 grandes propostas sobre o tema "Saúde mental do jovem".
A plenária final aconteceu na sexta-feira (23), teve duração de mais de 9 horas e representou o ápice do PJ Minas, com a consolidação de sugestões de ações e políticas públicas sobre a temática. Os participantes também elegeram o tema para o próximo ano, que será "Jovem e mercado de trabalho".
Ainda eufóricos e processando os momentos compartilhados na última semana, em Belo Horizonte, os nossos dois alunos que representaram Guanhães, juntamente com outros seis alunos do Polo, descreveram o PJ como “uma das experiências mais incríveis” vivenciada por eles.
“Eu creio que é uma porta aberta para jovens que querem ter mais conhecimento sobre a política do seu país. Foi uma experiência incrível, pude expressar a minha opinião, fiz amigos que espero levar pra toda a vida e consigo ter uma mente mais aberta sobre assuntos diferentes. Já quero participar de mais projetos assim”, compartilhou Yara (18 anos), aluna da E.E.Odilon Behrens.
Para o aluno Wandrey (17 anos), da E.E. Senador Francisco Nunes Coelho, o programa é uma oportunidade de mudar o nosso país. “Eu tinha uma visão totalmente diferente, uma visão de fora do processo e participando do PJ vi que a maioria das pessoas tem boas intenções. Talvez nos falte o interesse de querer saber como funciona, de buscar conhecimento”, argumentou e deixou seu recado aos demais jovens: "então pessoal vamos debater mais, trocar mais ideias e compartilhá-las. Só assim nós jovens e futuros adultos brasileiros/as vamos conseguir mudar o Brasil”, finalizou.
Destinado aos estudantes do ensino médio e realizado em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas, a 18ª edição da iniciativa contempla 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos entre ele, o Médio Espinhaço, do qual fazem parte Guanhães, Sabinópolis, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Presidente Kubitscheck.
O documento será encaminhado à Comissão de Participação Popular. A CPP se encarregará de analisar as sugestões e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.
Os coordenadores André Luiz, Bárbara Carvalho e Nara Generoso acompanharam de perto a etapa final do PJ Minas e a evolução de cada aluno nessa jornada de formação política e cidadã.
Além de promover o debate de temáticas importantes, o programa estimula os jovens a conhecerem o papel dos legislativos municipal e estadual, além de dar protagonismo a eles. Mais uma vez, o agradecimento a todos os alunos participantes desta edição e a CMG por apoiar esse programa e permitir a evolução desses jovens!