Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Após aprovação do PL 31/2022, Câmara sedia curso "Direito na Escola" promovido pela OAB Guanhães

por Nara Generoso publicado 21/10/2022 18h04, última modificação 21/10/2022 18h04

Na noite dessa quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Guanhães teve o prazer de sediar o curso Direito na Escola Experience promovido pela OAB/MG 32ª Subseção Guanhães e pela Comissão Estadual Direito na Escola, com objetivo de apresentar o programa e iniciar o treinamento dos advogados e futuros professores.

O evento foi aberto pelo presidente da OAB/Guanhães, Helder Ferreira que iniciou falando sobre a importância do programa e na oportunidade, entregou em nome da Câmara, uma placa ao presidente Osmar em agradecimento a ao apoio as ações desenvolvidas ao longo do ano. O presidente agradeceu a homenagem e disse que a Casa está aqui para ser parceiro e estender as mãos.

Em seguida, a palavra foi passada ao presidente da Comissão Direito na Escola em Guanhães, Franklin Flauzino que disse que o objetivo, aceitando o convite, é ser um elo para auxiliar nesse programa.

O momento, importante para a educação de Guanhães, só foi possível após a aprovação por unanimidade do Projeto 31/2022 de autoria do vereador Rodrigo Bretas que institui o Programa "Direito na Escola", que será abordado no Ensino Fundamental II (6° ao 9°ano) junto às escolas municipais e privadas de Guanhães/MG, tendo como temas, Noções de Direito e Cidadania.

Em sua fala, Rodrigo revelou a satisfação de participar desse momento, pois está ligado a uma proposta de quando era pré-candidato, que é atualização da nossa legislação. “Isso é um resgate, uma oportunidade de trazer o que tínhamos antigamente, noções de moral e cívica, para que nossas crianças e adolescentes possam entender o que é ser um cidadão de direitos e deveres e dessa forma fazer a sociedade crescer e avançar”, afirmou.

Também participaram do evento, a presidente da Comissão de Direito na Escola e professora, Daniella Avelar, advogados, alunos do curso de direito da UEMG em Guanhães, procuradores da Câmara de Guanhães e região, representantes das subseções de Virginópolis e Santa Maria do Suaçuí e educadores.

Sobre o Programa

O programa Direito na Escola é um trabalho voluntário realizado por profissionais do Direito, que visam ensinar noções de direitos e deveres a estudantes, para que eles saibam exercer a cidadania plena.

Os voluntários do programa propõem uma educação cidadã, auxiliando escolas e professores no enfrentamento de problemas corriqueiros no ambiente escolar, como bullying, problemas com nudes, crimes virtuais e sexuais, uso de drogas, pichação e outras situações com implicações jurídicas.