Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Câmara elege mesa diretora para 2024 e aprova projetos importantes na 20ª Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 19/12/2023 16h55, última modificação 19/12/2023 16h55

A 20ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Guanhães marcou um capítulo significativo para a comunidade, com a aprovação de projetos que enaltecem a história local e promovem iniciativas sociais e ambientais, além da eleição da nova mesa diretora.

Destaca-se a aprovação de projetos que homenageiam personalidades através da denominação de ruas, fortalecendo os laços com a história da cidade.Entre eles, os projetos 76/2023, 77/2023 e 78/2023 que dão denominação de vias públicas no Bairro Colina Verde II, como RUA DAS ROSAS, RUA GERALDO PIRES e a RUA DERMEVAL DE OLIVEIRA COSTA, respectivamente.

O primeiro de autoria do presidente Rodrigo e os demais do vereador André. Este ressaltou, assim como os demais colegas, o legado dos homenageados.Na oportunidade, o vereador Lucimar sugeriu incluir a alcunha "Geraldo Abílio" e o vereador Evandro Lott a alcunha “Vasico” nas placas de identificação da rua, uma iniciativa que recebeu apoio unânime. As famílias dos homenageados estiverem presentes à sessão e celebraram a aprovação.

Também merece destaque a aprovação do projeto de lei número 10/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder premiações a participantes de eventos esportivos, culturais, artísticos, científicos, acadêmicos, entre outros. A emenda apresentada pelo vereador Alessandro Matias, visando apoiar o futebol amador, foi aprovada após intensa discussão,demonstrando a preocupação da Câmara com a equidade entre times.

Além disso, o projeto de lei complementar número 79/2023, que declara de utilidade pública a ASSOCIAÇÃO ATO DE AMOR, de autoria dos vereadores Leila e André, foi lido e aprovado por todos os vereadores, reforçando o compromisso com iniciativas sociais que impactam positivamente a comunidade.

Na pauta social e de saúde pública, foi aprovado o projeto de lei número 81/2023, proposto pela vereadora Bárbara, que institui a campanha "Dezembro Verde" - Não ao abandono de animais no município de Guanhães. A vereadora destacou a relevância da campanha e expressou sua preocupação com a falta de resposta adequada do Poder Executivo sobre o tema.

Já o Projeto de Lei Complementar nº 06 /2023 que reestrutura do Cargo de Chefe do Setor de Recursos Humanos e o Projeto de Lei Complementar n° 07/2023 que cria o Cargo de Chefe de Licitações, Compras, Contratos e Almoxarifado teve pedido de vista solicitado pelo vereador Lucimar, com prazo regimental de 15 dias, tendo o seu pedido deferido pelo presidente.

Ao término da reunião, o foco se voltou para o futuro da legislação municipal com a eleição da nova Mesa Diretora para o exercício de 2024. A transparência e lisura do processo eleitoral foram asseguradas pela comissão de escrutinadores, composta pelos vereadores Evandro Lott Moreira e Lucimar Ferreira Pinto.

Duas chapas foram apresentadas, demonstrando a pluralidade de ideias e propostas. Após cuidadosa votação, a CHAPA 01, liderada por Nilson Cesar do Nascimento Almeida, foi eleita com 7 votos. A CHAPA 02, liderada por Rodrigo Pires Bretas, conquistou 6 votos.

Com isso, a nova Mesa Diretora, composta por Nilson Cesar do Nascimento Almeida como Presidente, Claudiney Ferreira dos Santos como Vice-Presidente, Adileila Rosa Gonçalves como 1ª Secretária e Maria Anídia de Paula como 2ª Secretária, assume o compromisso de representar e trabalhar em prol do desenvolvimento de Guanhães no ano de 2024.

#CâmaraDeGuanhães #ProjetosAprovados #Eleições2024 #CompromissoComACidade