Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Confira o resumo da 19º Reunião Ordinária: uso da tribuna, indicações e projetos

por Nara Generoso publicado 09/12/2022 11h05, última modificação 09/12/2022 11h05

A 19ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Guanhães foi marcada pelo uso da tribuna e votação de projetos, que em sua totalidade, teve pedido de vista.

Após aberta a sessão pelo presidente Osmar, foi passada a palavra a professora aposentada Rosangêla Tomás de Figueiredo, para o uso da tribuna livre. A cidadã pediu a ajuda dos vereadores da Casa para os artesãos da cidade que não tem um local para expor seu trabalho e com esse espaço, poderiam ofertar oficinas aos jovens.

Em seguida foram lidos os ofícios e os projetos a darem entrada, sendo eles: Projeto de lei número 82/2022 que altera o dispositivo da Lei nº 3.044 de 28/12/2021 e o Projeto de Resolução número 07/2022 que autoriza devolução de veículo para o Poder Executivo Municipal.

Dando sequência, foram discutidos e votados os projeto:

PL79/2022 - dispõe sobre o parcelamento do solo para criação de chácaras de recreio por meio de condomínio de lotes, fora do perímetro urbano, bem como cria a zona especial de urbanização para chacreamento (ZEUC). Foi pedido e concedido vista ao projeto para o vereador Alcides.

PL80/2022 - dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de coleira, guia curta de condução e focinheira nas vias públicas do município de Guanhães. Foi pedido e concedido vista ao projeto para o vereador André.

PL82/2022 – que altera o dispositivo da Lei nº 3.044 de 28/12/2021. Foi pedido e concedido vista ao projeto para o vereador Nilson.

Projeto de Resolução 07/2022 - que autoriza devolução de veículo para o Poder Executivo Municipal. Foi pedido e concedido vista ao projeto para a vereadora Bárbara.

Prosseguindo, foram lidos os expedientes do dia: indicação e requerimentos propostos pelos vereadores ao executivo. Passada a palavra aos vereadores, o vereador Nilson reclamou da falta de médicos no município, sobretudo nos distritos e parabenizou a equipe de saúde da Sapucaia que ajuda a aliviar a situação.

O vereador Rodrigo comentou sobre uma das suas indicações; disse que o Beco José Bernardo da Fonseca sofre com problema crônico de vazamento de esgoto doméstico, que com o período chuvoso, há o acúmulo de lodo, ocasionando risco aos moradores da referida via.

Em uso da palavra, o vereador Lucimar elogiou o trabalho da Prefeitura de Guanhães na iluminação pública, dizendo que está sendo feito um trabalho muito bom, com a colocação das lâmpadas de LED.

Já o vereador André disse ser urgente a operação tapa-buracos em algumas localidades do município, entre elas, Jardins e Amazonas, bem como capina de vias públicas e calçamento. Ele ainda parabenizou a gestão pelo maravilhoso trabalho desempenhado na iluminação de natal.

O vereador Alessandro Matias fez críticas à gestão, disse que secretários não respeitam o dinheiro público e questionou os altos valores pagos na iluminação natalina.

Passada a palavra ao vereador Mauro, ele disse que foi abordado por cidadão que foi pedir cesta básica na secretaria de Assistência Social e que passado um mês, o pedido não foi atendido enquanto cestas básicas estão sendo distribuídas sem critérios e questionou a pasta sobre tal situação.

A vereadora Anídia também fez uso da palavra, cumprimentou a todos e agradeceu aos vereadores que fizeram indicação de recursos à Associação Casa de Apoio Jesus de Nazaré. Disse estar chateada com as constantes invasões no local onde será sediada a Associação. Anídia disse que o local está tomado pelo mato e pediu a prefeitura para tomar providências.

Finalizando a sessão, o presidente questionou o líder de governo, vereador Alcides, sobre os motivos pelos quais, a prefeitura não repassou os valores provenientes da devolução de recursos desta Casa, entre eles, o da Associação do Câncer e APAE.

Na oportunidade, Osmar lembrou que a data, 06 de dezembro, marca o Dia nacional da mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres, dizendo que esta Casa não comunga com a violência.