Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / COVID -19: Vereadores se reúnem com representantes da saúde, vigilância sanitária e HIC para se inteirarem da atual situação do município

por Nara Generoso publicado 19/01/2022 11h45, última modificação 19/01/2022 12h39
A realização de eventos na cidade, em meio aos novos casos, também foi questionada pelo legislativo

À convite do presidente da Câmara, Osmar Gomes Fidelis, estiveram na Câmara Municipal, na tarde dessa segunda-feira, 17, o Diretor do Hospital Regional Imaculada Conceição, Tales de Carvalho; a Coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Bruna Guimarães Bessa e a coordenadora de PSFs, Danielle Pires Silva.

Apesar do avanço da vacinação, o aumento das síndromes gripais e o retorno de casos Covid- 19 em Guanhães têm preocupado os vereadores, que temem principalmente pelo fim dos leitos destinados à UTI Covid, o que impacta não só no município, mas todas as cidades da região que dependem do Hospital Regional.

Segundo explicou o diretor do HIC, hoje a instituição está operando normalmente, com uma ocupação média-alta, contudo, a partir do dia 1º de fevereiro/2022, há grandes chances dos leitos serem desmobilizados após decreto federal, dessa forma, o governo vai deixar apenas cerca de 600 leitos ativados em toda Minas Gerais.

“Estamos trabalhando para tentar manter, mas é muito difícil, é uma disputa muito grande porque são poucos leitos. Se a gente conseguir, ele continua ativado e segue como UTI geral, se não, será desmobilizado a partir do mês que vem”, explicou.

Na ocasião foram pontuadas diversas situações relacionadas ao avanço do vírus, bem como o atual protocolo para o atendimento das pessoas com sintomas. De acordo com a coordenadora dos PSFs, para atender a demanda no Centro Covid, que é realizada por dois médicos, dobrou-se o número de fichas, sendo agora disponibilizadas 60 por dia.

“Acima de dois sintomas o paciente é isolado e é agendando o teste Covid. Ele é encaminhado para casa com as devidas orientações. Eles são acompanhados pela equipe de saúde e assim que sai o resultado, o paciente é orientado a dar seqüência ao tratamento e manter o isolamento devido o risco de transmissibilidade”, explicou Danielle. Apenas em casos de sintomas graves a orientação é procurar pelo HIC. Para dúvidas, o telefone do Centro Covid é 3421-3345.

Ainda preocupados com os futuros casos a serem encarados e com a saúde da população em geral, os vereadores questionaram ao setor de Vigilância Sanitária sobre a liberação para realização de festas na cidade e quais normas estão sendo seguidas. A coordenadora da pasta, Bruna Bessa, explicou que o município continua seguindo as orientações do plano Minas Consciente. O Decreto Municipal nº4. 819 é com base no item 4 do Plano citado acima. Nele está liberada a realização de eventos ao ar livre com limite de até 2.000 pessoas, mas com regras míninas de controle de contágio como, por exemplo, apresentar documento oficial relativo à situação de imunização, seja ele, cartão de vacinas com as respectivas doses, resultado negativo pra Covid-19 com testes específicos realizado até 72 horas antes do evento, entre outras exigências. Clique aqui para visualizar o decreto.

Para o presidente da Câmara, o acompanhamento de todas as ações pelos vereadores é essencial. “Como representantes do povo, é nosso papel cobrar e acompanhar todas as ações referentes ao Coronavírus em nosso município, Mas não basta apenas os poderes buscarem soluções eficientes, a população também precisa fazer sua parte como vacinar, seguir as medidas de prevenção e tomar os cuidados necessários”, comentou Osmar.

Participaram ainda da reunião as vereadoras Bárbara e Adileila e os vereadores Claudiney, Alcides, Mauro, Leco e Evandro.