Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Demandas sobre infraestrutura urbana e iluminação pública marcam a 7ª Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 03/05/2022 15h40, última modificação 03/05/2022 15h40
Em resposta a demandas sobre o reajuste tarifário, presidente lembrou sobre o prazo dado ao SAAE até o dia 10 de maio

A Câmara Municipal de Guanhães realizou na noite dessa segunda-feira (2), a 7ª Reunião Ordinária.  Após aberta a sessão pelo presidente Osmar, foi feita a leitura do único Projeto de Lei que deu entrada o de n° 23/2022, de autoria do executivo e que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2023 e institui a declaração municipal de direitos de liberdade econômica, estabelece normas para os atos de liberação de atividade econômica e a análise de impacto regulatório.

Em seguida foram colocados em discussão o Projeto de Lei nº 20/2022 que altera dispositivos da Lei Municipal n. 1.1915 de 12 de janeiro de 2001, que foi aprovado, sendo rejeitado apenas pelo vereador Nilson. Já o Projeto 21/2022 que reconhece o Wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município de Guanhães foi retirado de pauta a pedido do vereador autor do projeto, Claudiney Ferreira.

Em continuidade aos trabalhos, foi feita a leitura dos pareceres apresentados ao projeto de lei número 22/2022 que estabelece normas para contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Os pareceres foram colocados em discussão. O vereador Alessandro solicitou vista ao projeto, pedido que foi deferido pelo presidente.

Em uso da palavra, os vereadores mais uma vez colocaram em pauta a questão da infraestrutura urbana da cidade e também dos distritos e da iluminação pública, que são demandas recorrentes cobradas pela população.

O vereador Lucimar pontuou que as estradas do município estão com muitos buracos; informou também sobre a conclusão da ponte da comunidade da Prata, uma demanda antiga que foi atendida e vai beneficiar os moradores da localidade.

Com a palavra, o vereador Claudiney ressaltou o empenho desta Casa para cobrar providências para obras de reparo da ponte situada na comunidade do Cruzeiro do Aricanga e que está satisfeito pelo fato das reivindicações terem sido atendidas. Ele ressaltou a importância da Casa ter disponível um engenheiro para a fiscalização de obras no município.

Já o vereador Nilson falou a respeito de suas reivindicações para reparos e pintura nos quebra-molas do Distrito de Sapucaia e instalação de mata-burros nas áreas rurais. Disse que vários estão quebrados, fato que vem trazendo transtorno para os moradores da comunidade.

O vereador André reclamou da precária situação da iluminação pública da cidade. Disse também que vem sendo cobradas providências para reparos na ponte situada na Rua Antônio Alves Maciel. Ele ainda ressaltou a necessidade de fiscalização e limpeza dos terrenos baldios da cidade, uma vez que é grande a incidência de casos de dengue no município.

Passada a palavra, o vereador Rodrigo ressaltou a necessidade de se dar valor ao trabalho realizado pelo executivo na saída para Belo Horizonte. Parabenizou também o povo guanhanense, o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeita Dóris e o empenho da Casa pela vinda da UEMG para Guanhães. Disse tratar-se de um passo fundamental para a melhoria da qualidade de vida do cidadão guanhanense, trazendo recursos e movimentando a economia do município, sendo este um marco histórico.

O vereador Leco também pontuou sobre a questão da iluminação pública, disse que o guanhanense caminha na escuridão, fato que traz insegurança.  Enfático em suas palavras declarou que quando foi eleito, pensou ter oportunidade de poder dialogar com o Poder Executivo para a melhoria da qualidade de vida da população, fato que não vem ocorrendo. Que há muito desperdício de recursos e muita má gestão. Declarou ainda, que a ponte do Rio Graipú necessita de reparos na passarela e que a BR 120, sentido São João, necessita de atenção do poder Executivo.

O esporte foi pauta das considerações do vereador Mauro que parabenizou a equipe de futebol feminino pela vitória conquistada. Ele reclamou da situação dos campos de futebol e da falta da realização de campeonatos no município, tendo em vista a falta de infraestrutura. Mauro também ressaltou a importância da prática de esportes, dizendo que o futebol é uma paixão nacional.

A infraestrutura urbana foi pauta da fala do vereador Nelci, que abordou sobre as obras da via próximo ao Mineirão. Segundo ele, devido a falta de canaletas, os moradores e proprietário de comércio próximo ao local, têm enfrentando transtornos. O vereador afirmou que o Poder Executivo quer trabalhar, mas que os secretários vêm faltando com as suas obrigações.

Em seguida, a vereadora Leila observou que é necessária a manutenção e limpeza da rua próxima ao hotel Estrela Dalva e obras de infraestrutura na comunidade do Cruzeiro do Aricanga.

Pra finalizar, o presidente falou a respeito da XXI Marcha dos Vereadores, que aconteceu na última semana em Brasília e contou com a presença da maioria dos membros do legislativo guanhanense.

O evento ocorre anualmente e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debaterem as políticas públicas que impactam a vida da população. Osmar comentou ainda sobre o encontro que teve com o presidente da república, Jair Bolsonaro.

Ao final da reunião, o Presidente, prestou esclarecimentos a respeito das tarifas do SAAE/Guanhães: “esta casa está ao lado do povo, o reajuste de tarifas não pode se dar de forma abusiva”. Osmar lembrou que na reunião interna que aconteceu no dia 19 de abril, foi dada a autarquia o prazo até o dia 10 de maio para reavaliar o novo modelo tarifário de água e esgoto e que, após esse prazo, a Câmara irá se manifestar.