Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Guanhães: Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2022

Guanhães: Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2022

por Nara Generoso publicado 17/03/2022 17h15, última modificação 17/03/2022 17h15
Saúde Mental é o tema escolhido para ser debatido esse ano; poderão participar do projeto os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do município.

ATENÇÃO JOVENS DO ENSINO MÉDIO, DE ESCOLA PÚBLICA OU PRIVADA!

Estão abertas as inscrições para a 18° Edição do Parlamento Jovem da Assembléia de Minas Gerais.

Pela segunda vez, coordenados pelos vereadores Bárbara Carvalho e André Luiz e também pela assessora de comunicação Nara Generoso, o município de Guanhães vai fazer parte do Parlamento Jovem que irá discutir sobre a “Saúde Mental do Jovem”.

Poderão participar do projeto os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas do município. Para se inscrever, acesse o site da Câmara Municipal de Guanhães pelo link: (clique aqui)

Os alunos terão oportunidade de discutir e apresentar propostas sobre o tema. Para a discussão mais aprofundada da temática acerca da saúde mental do jovem, foram definidos os seguintes subtemas: "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias".

O Parlamento Jovem é um programa de formação política e cidadã, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com as Câmaras Municipais do Estado.

O lançamento oficial do PJ/Polo Médio Espinhaço, composto pelas cidades de Guanhães, Alvorada de Minas Conceição do Mato Dentro, Presidente Kubitschek e  Sabinópolis, será realizado no dia 5 de abril, na Câmara Municipal de Guanhães; a programação ainda será divulgada.

Venha pensar e ajudar a construir soluções voltadas para a realidade do nosso município. Participe do Parlamento Jovem 2022, inscrições, até o dia 30/03/2022!

Discussão do tema leva à elaboração de propostas

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas no tema da edição para falarem aos estudantes do ensino médio.

O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a etapa estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao longo de todo o ano, a temática é trabalhada em diversos tipos de atividades e dinâmicas. Nesse trabalho, os coordenadores do projeto buscam estimular e acompanhar o crescimento dos jovens, em termos de consciência sobre a política em discussão e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

A meta final é a elaboração de propostas sobre a política pública em discussão. Essas propostas vão sendo aprimoradas e votadas em cada etapa, até a fase final, quando passam a integrar um documento que é encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. Ali as sugestões são analisadas e podem originar vários desdobramentos concretos para a sociedade.

Todas as etapas do projeto ficam registradas na página do PJ Minas no Portal da Assembleia Legislativa e também nas redes sociais do PJ Minas e dos municípios.

Samuel Lucas Reis
Samuel Lucas Reis disse:
21/03/2022 13h56
.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.