Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / História eternizada em imagens: Câmara inaugura a Galeria dos Vereadores - Guido Carvalho

por Nara Generoso publicado 22/12/2022 17h16, última modificação 22/12/2022 17h16
A história eternizada em imagens. Agora, quem chega no Plenário da Câmara Municipal de Guanhães, pode conhecer um pouco da trajetória dos legisladores do município. Isso porque, foi inaugurada nesta quarta-feira (21), a Galeria de Vereadores – Guido Carvalho.
A galeria, que será uma exposição permanente, chega com a proposta de resgate e preservação da memória do Poder Legislativo. A partir desta legislatura, será anexado um quadro com os vereadores eleitos a cada quatro anos. Vale lembrar que a Casa já conta com Galeria dos Presidentes que passaram pela Casa, inaugurada em 2003.
Em uma Sessão Solene, o evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, mais conhecido como “Guidão”. Além de ser tornar uma personalidade da nossa cidade, pelo seu jeito irreverente e único de ser, ele foi um lendário político: vereador por dois mandatos, presidente desta Casa por cinco vezes e também prefeito interino.
Após aberta a Sessão, o presidente Osmar resolveu contar sobre a trajetória de Guidão de uma forma irreverente. Ele se vestiu a caráter e sentado em um saco de milho - assim como o homenageado fazia com seu jeito acolhedor e simples, para receber as pessoas - chamou um dos seus filhos, Guido Carvalho Júnior, para compartilhar esse momento.
Em seguida, a palavra foi passada à vereadora Bárbara, que emocionada, cumprimentou os familiares presentes e agradeceu pela homenagem apresentada ao seu querido e saudoso avô. Na oportunidade, os vereadores que estavam presentes, também parabenizaram pela escolha do homenageado que foi merecida e também pela a galeria, que será um marco na Casa Legislativa.
O presidente, que conhece há anos Guidão e a família Carvalho, também compartilhou lembranças do início de sua trajetória na política que foi incentivada pelo homenageado. Osmar ainda agradeceu aos familiares presentes na Sessão dizendo aos mesmos “sintam-se abraçados”, deixando a palavra aberta aos que quisessem se manifestar.
Em uso da palavra, o advogado Patrick Carvalho, neto do homenageado, agradeceu pela homenagem apresentada se dizendo honrado e que após quase 20 anos do seu falecimento, é viva a lembrança e que isso mostra que o mesmo deixou o seu legado.
Já Guidinho, em sua fala, disse que a honraria é especial, que o seu pai foi um homem dedicado, responsável, alegre extremamente comprometido com o bem da sociedade e que tinha grande respeito pelo Poder Legislativo.
O amigo Adilson de Souza também fez uso da tribuna, falou que Guidão foi uma pessoa do lado do povo e foi através do mesmo que tomou gosto pela política. Ao lado dele, trabalhou por anos na rádio Canaã, fundada pelo homenageado.
Ainda estiveram presentes para prestigiar o evento, o presidente da Câmara de Sabinópolis, Demerval de Pinho Tavares e o vereador Pedro Henrique Ferreira; o presidente da APAE Guanhães, Claudius Oscar Pimenta Dias e a presidente da ACIG, Tereza Teixeira Dias.