Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Iluminação pública e operação tapa-buracos voltam a ser pauta dos vereadores na 15ª Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 07/10/2022 15h10, última modificação 07/10/2022 15h10
A noite dessa segunda- feira (3) foi marcada por uma reunião menos extensa, com uso da tribuna livre e aprovação de projeto. Após aberta pelo presidente, a Sessão teve início com a participação da servidora Ângela Ferreira, representante da Associação CSC, que atua em prol do Hospital Imaculada Conceição. Após se inscrever, a cidadã fez uso da tribuna e manifestou a respeito das iniciativas da Associação e de questões pertinentes ao registro da entidade.
Por existir outra associação com o mesmo fim, Ângela disse que temia por eventuais prejuízos futuros para a Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, mantenedora do Hospital. A servidora foi orientada pelos vereadores a procurar a Associação para apresentar os questionamentos, já que como tudo foi feito com a permissão da diretoria do hospital, não vê problemas nas alterações promovidas já que a finalidade é uma só: ajudar a população.
Em seguida, foi feita a leitura dos projetos a darem entrada na Casa: Projeto de Lei número 47/2022 que estima a receita e fixa a despesa do município de Guanhães para o exercício financeiro de 2023 e dá outras providências; Projeto de Lei número 48/2022 que dá denominação a via pública- Rua Maria de Lourdes Oliveira Matos.
Na sequência, foram colocados em votação e discussão três projetos. O PL 45/2022 que institui a planta genérica de valores em metros quadrados (m2) para cálculo do valor venal dos terrenos do bairro Residencial Floresta Ville em Guanhães, teve pedido de vista deferido ao vereador Rodrigo Bretas.
Outro projeto que também teve pedido de vista deferido, dessa vez, pela vereadora Bárbara Carvalho foi o projeto de resolução nº03/2022 que altera dispositivos da Resolução nº 03/2013 e da Resolução nº 06/2015 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Guanhães.
Já o PL 48/2022 de autoria do vereador Nilson, que dá denominação a via pública- Rua Maria de Lourdes Oliveira Matos foi aprovado, por unanimidade. O projeto homenageia a sua conterrânea e ex-vereadora da década de 80, conhecida por todos no distrito de Sapucaia como Lurdinha. Os vereadores cumprimentaram o colega pela autoria do projeto.
Ainda durante a reunião, no momento da leitura dos expedientes, o presidente Osmar apresentou um vídeo de um cidadão reclamando da falta de luz no bairro Nova União. O presidente fez um apelo ao executivo e na pessoa do líder do governo na Casa, vereador Alcides, para que tomem providências já que é um demanda recorrente a falta de iluminação pública na cidade. A mesma reclamação foi feita por outros vereadores, entre eles, Claudiney, Mauro, Lucimar e André.
Outra demanda que entrou novamente em pauta foi a operação tapa-buracos na cidade. Alguns dos vereadores manifestaram a sua indignação sobre a operação está sendo realizada agora, época do início das chuvas, o que coloca todo o trabalho a perder. “O dinheiro público está indo pro ralo, mesmo sabendo que é preciso ter uma manutenção, tem que ter critério, não dá pra fazer uma obra e depois fazer de novo”, pontuou o vereador Claudiney. O vereador Leco também reclamou e questionou a secretaria de obras sobre o cronograma de obras que não é encaminhado aos vereadores.
Para a Sessão também estava prevista a presença de alguns secretários para esclarecimentos sobre suas respectivas pastas, que enviaram ofício comunicando o não comparecimento. Sobre a situação, o presidente Osmar disse que as justificativas apresentadas não foram plausíveis e afirmou que a Casa não será desrespeitada, determinando a Assessoria Jurídica que tome as providências cabíveis.