Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Momento cívico e musical marca o início do ano legislativo na Câmara Municipal de Guanhães

por Nara Generoso publicado 08/02/2023 17h26, última modificação 08/02/2023 17h26
Na oportunidade, foram definidas as comissões parlamentares permanentes e apresentados os servidores e as comissões internas que fazem a Casa funcionar
Com a Casa cheia em uma noite memorável, o ano legislativo começou oficialmente nessa segunda-feira (6), após recesso parlamentar. Uma nova mesa diretora assumiu os trabalhos na primeira sessão plenária do ano.

A reunião foi aberta pelo presidente Rodrigo, que ao dar as boas-vindas se disse feliz com em ver o plenário repleto de cidadãos e cidadãs e convidou a toda população guanhanense a participar mais das decisões políticas da nossa cidade, não só em momentos como este, mas em todas as reuniões, “as portas da Casa do Povo sempre estarão abertas a todos”.
Após cumprimentar os colegas vereadores; as autoridades presentes, entre elas, a prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho; o vice-prefeito, Célio Augusto da Silva; o secretariado do executivo; o Chefe de Instrução do TG 04-012, Subtenente Cassiano Oliveira Silva, o prefeito de Sabinópolis, Carlos Roberto Barroso Mourão, imprensa, demais convidados e sociedade civil, foram abertos os trabalhos.
Como parte do momento cívico, em um ato de valorização a história da nossa amada cidade, foi executado o Hino de Guanhães pelo maestro Márcio Gonçalves Carvalho e os músicos Daniel Gonçalves de Souza e Neilor Generoso Miranda do Projeto Tocando o Amanhã. Logo em seguida, um momento cultural, com apresentação dos alunos do projeto com canções entoadas pela flauta doce.
O pilar educação também se fez presente com a participação da Yara, Samuel, Rayssa e Eduarda, alguns dos jovens que se formaram em 2022 pelo Parlamento Jovem, que tem o apoio da Câmara de Guanhães. Eles contaram sobre como funciona o PJ, deram seus depoimentos e convidaram os jovens da cidade a participarem desse programa de educação política e cidadã.O Programa, que é realizado anualmente, terá inscrições abertas ainda neste mês, para alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas.
Outro ponto alto da Sessão foi a apresentação dos servidores à sociedade, aqueles que fazem com que a Casa esteja sempre de portas abertas, trabalhando em prol do povo; alguns deles já são colaboradores há 13 anos. Também foram apresentadas as comissões internas das quais fazem parte.
Como parte dos trabalhos ordinários da Casa, deram entrada três projetos, entre eles: PL 04/2023, que institui o Programa Escola Legal; PL 05/2023, dispõe sobre a criação do Diário Oficial da Câmara Municipal de Guanhães e PL 06/2023 autoriza a abertura e instalação do loteamento denominado Plan Garden Dr. Natan.
Na oportunidade também foi deliberada a antecipação da 2ª Reunião Ordinária do ano para o dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira, já que dia 20/02 é recesso de Carnaval.Os vereadores fizeram seus apontamentos e parabenizaram o novo presidente pela Sessão, desejando boa sorte nessa nova caminhada.

Em uso da palavra, o Presidente Rodrigo disse que está ciente dos desafios e que terá responsabilidade com a coisa pública e ainda discursou a respeito das propostas legislativas que visam trazer desenvolvimento, esportes, saúde, educação e cultura para a cidade. Ao final, ressaltou a força da microrregião e falou do engajamento dos vereadores no sentido de trazer assistência à população.
COMISSÕES PARLAMENTARES PERMANENTES
A) Comissão de Legislação, Justiça e Redação