Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Parlamentares visitam as obras de construção da barragem em Guanhães

Parlamentares visitam as obras de construção da barragem em Guanhães

por ligiah — publicado 25/01/2021 15h16, última modificação 25/01/2021 15h16
A inauguração está prevista para o mês de março deste ano e deve amenizar a situação provocada pela falta de água que assolou a região nos últimos anos.

Boas notícias chegaram para os moradores de Guanhães, a barragem que começou a ser construída em julho do ano passado está na fase final. Na tarde da última sexta-feira (22), um grupo de vereadores formado pelos parlamentares: Rodrigo Bretas, Bárbara Carvalho, Claudiney Ferreira, Leila Rosa, André Luiz e Mauro Caneco visitou as instalações com o intuito de conhecer e esclarecer as dúvidas em relação à obra.

A visita foi uma iniciativa do presidente da Câmara Municipal Lucimar Ferreira Pinto “Uma oportunidade para conhecermos a estrutura de um dos projetos aprovados pela Câmara e que deve trazer inúmeros benefícios para a população de Guanhães” afirmou.

A primeira parada da comitiva foi na sede do SAAE. Junto com a prefeita Dóris Campos Coelho os parlamentares ouviram do presidente da autarquia José Geraldo Coelho Ventura (Dezinho Ventura) as demandas que devem ser supridas nos próximos meses.

Já na barragem, o grupo recebeu as informações necessárias sobre a construção e a grande notícia de que a represa deve ser inaugurada no mês de março deste ano. Segundo Dezinho “É um respiro paliativo para a população”. O intuito é que uma nova barragem seja construída em breve, aumentando a capacidade de armazenamento da água, pondo fim as dificuldades de abastecimento para o município. Ainda segundo o presidente do SAAE, caso entre num período de escassez, a vazão da represa atenderá a demanda do município por até 30 dias.

A chefe do poder Executivo afirmou que embora seja uma autarquia independente, o município precisa acompanhar os trabalhos e as conquista do SAAE. “A população necessita da instituição, juntos vamos  torcer para o sucesso desta obra e das melhorias que estão por vir”.

Sobre a barragem

• O Projeto de Lei 2896 de 27/12/2019 sobre a Regularização de Vazão na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Graipú foi idealizado pelo poder Executivo e aprovado pelo Legislativo no mesmo mês.
  • O montante autorizado em orçamento para a construção foi de R$1.738.612,37 (Um milhão, setecentos e trinta e oito mil, seiscentos e doze reais e trinta e sete centavos).
  • A empresa VE Ambiental e Engenharia LTDA foi a ganhadora da licitação.
  • A construção está sendo feita no córrego Santa Cruz afluente do rio Graipú. Tem capacidade para armazenamento de até 125 milhões de litros. A previsão é que sejam utilizados cerca de 6 milhões de litros por dia.
  • As obras tiveram início em julho de 2020 e o termino está previsto para março deste ano.
  • O valor inicial do projeto era de R$ 1.190.000,00 (Um milhão, cento e setenta mil reais). Depois do processo licitatório, houve redução do valor, ficando a realização inicial no montante de R$ 935.000,00 (novecentos e trinta e cinco mil).
  • A quantia final pode chegar a R$ 1.150.000,00 (Um milhão, cento e cinqüenta mil reais) que deve ser utilizada com os acabamentos da obra, que incluem: Cercas e alambrado, itens que não estavam contabilizados no plano inicial.
  • A barragem está sendo construída com recursos próprios da autarquia. Mas, para que a construção tivesse início, foi preciso passar pelo plenário da Câmara Municipal de Guanhães para ser aprovada.