Parlamento Jovem 2025 : juventude em movimento pela Cultura
O Parlamento Jovem de Minas (PJ) 2025 teve início em abril em Guanhães, trazendo como tema central “Juventude e Direitos Culturais”. Com a participação de 22 estudantes do ensino médio das escolas estaduais do município, o projeto tem promovido uma série de oficinas, rodas de conversa e vivências formativas voltadas para fortalecer a cidadania e ampliar a participação política da juventude local.
Durante os encontros, os jovens mergulharam em discussões sobre políticas públicas culturais, diversidade, memória e participação social. Além disso, participaram de oficinas sobre os subtemas, diagnóstico local, encontros com o Conselho Municipal de Cultura, visitas institucionais e experiências enriquecedoras como a visita à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à Escola do Legislativo e à exposição “Vetores Vertentes – Fotógrafas do Pará”, no CCBB BH.
Nesta semana, a Câmara Municipal sediou a Plenária Municipal do PJ Guanhães 2025, onde os alunos votaram e priorizaram as propostas legislativas construídas coletivamente ao longo das oficinas. As propostas aprovadas seguem agora para a próxima etapa do projeto: o Grupo de Trabalho (GT) Regional, que será realizado no dia 6 de agosto, reunindo representantes de todos os municípios do Polo Médio Espinhaço.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Escola do Legislativo e câmaras municipais de todo o estado. Em Guanhães, o projeto é coordenado pela assessora de comunicação Nara Generoso e pelos vereadores André e Leila.