Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Projetos voltados para a educação e esporte em Guanhães são aprovados na 7ª Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 04/05/2023 16h11, última modificação 04/05/2023 16h11

Na noite de terça-feira (2), a aprovação de dois projetos por parte dos vereadores endossa a valorização da educação e do esporte na nossa cidade.

Foram aprovados o Projeto de Lei n. 17/2023, de autoria do vereador Claudiney, que institui o prêmio “Aluno Destaque do Ano”, a ser concedido aos melhores alunos dos ensinos fundamental e médio de cada ano letivo em Guanhães.

E o Projeto de Lei 23/2023, de autoria da vereadora Bárbara, que institui e inclui no calendário oficial de eventos na cidade a semana do cicilismo, denominada “Pedala Guanhães”. Ainda durante a sessão ordinária foi aprovada em segundo turno, a proposta de emenda a Lei Orgânica número 02.

Já o Projeto de Lei 13/2023, de autoria do vereador André, que dispõe sobre a correta destinação do lixo no comércio do ramo alimentício como bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, dentre outros; teve pedido de vista pelo vereador Leco.

Um projeto que entrou para votação, mas que foi retirado de pauta foi o 24/2023 de autoria do executivo que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária 2024. Segundo o presidente Rodrigo, o mesmo precisa de uma melhor análise por parte da Casa devido a sua relevância.

Outros três projetos foram lidos e começam a tramitar: veto ao artigo 2 do Projeto de Lei Complementar nº 001/2023; Projeto de Lei Complementar 04/2023 e Projeto de Lei nº 25/2023.

Paralelo aos projetos, a Sessão também foi marcada pela prestação de contas da EMATER – Guanhães com a participação de servidores, produtores rurais, Sindicato, Coopercentro e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura.

A ação foi iniciada pelo coordenador regional da Emater em Guanhães, Marcondes Carvalho e, em seguida, apresentada por outros coordenadores com informações relativas a abrangência da empresa, sua estrutura, resultados no ano de 2022 , atuação na nossa cidade e ainda os principais produtos agrícolas produzidos na região, atendimento aos produtores rurais, entre outros assuntos.

Durante 7ª Reunião Ordinária teve o uso da tribuna livre pelo vereador Leco que abordou, entre outros assuntos, a falta de infraestrutura e de profissionais nos PSFs.

Antes de finalizar a Sessão, foram lidos os expedientes, que são os requerimentos e indicações encaminhados ao executivo em prol de melhorias na cidade, entre as demandas com pedido de providências, a infestação de escorpiões, próximo ao cemitério e a grande quantidade de cachorros soltos que tem atacado pedestres.