Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Propostas sobre o Samu Regional e a nova galeria dos vereadores são aprovadas na 18ª Reunião Ordinária; confira o resumo

por Nara Generoso publicado 01/12/2022 14h18, última modificação 01/12/2022 14h18
A 18ª Reunião Ordinária que aconteceu nessa terça-feira (29), devido a alteração do expediente do Jogo do Brasil na segunda-feira (28), começou de um jeito diferente. Após a abertura pelo presidente, foi ministrada pela Igreja Cristã Maranata de Guanhães um culto em louvor as autoridades, que é realizado por eles, todos os anos, no mês de novembro.
Logo em seguida, foi feita a leitura dos ofícios e a entrega de uma moção de congratulação a presidente do Conselho Tutelar de Guanhães, Neuza Lage, pelo trabalho realizado pelos conselheiros e também pela primeira capacitação dedicada aos conselheiros de Guanhães e região.
Logo após, passou-se a leitura dos projetos a darem entrada na Casa e, em seguida, foram discutidos e votados os projetos em pauta. Entre os de maior relevância, o de número 54/2022 que Ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência do SAMU 192 Regional (CIS-URG MÉDIO PIRACICABA).
O projeto dividiu opiniões e chegou a ser pedido vista pelo vereador Mauro, que alegou que a proposta é complexa e que chegou na Casa de última hora, mas foi aprovado por unanimidade, após argumentação de alguns vereadores. Lucimar alertou que o pedido causaria sérios problemas aos municípios que compõe o consórcio.
O vereador Rodrigo esclareceu que trata-se de uma ratificação que é o Estatuto do Consórcio, com um valor de contribuição do município de Guanhães que gira em torno de R$ 33 mil reais por mês. Esclareceu ainda que o Consórcio será sediado em Itabira e que haverá um Polo do SAMU, no município de São João Evangelista.
Já o vereador Evandro citou os municípios que compõem o Consórcio e disse entender as preocupações do vereador Mauro, esclarecendo que os recursos para custear o consórcio virão do Fundo Municipal de Saúde e que o valor de R$ 427 mil reais constante no projeto de lei será dividido entre os municípios participantes do consórcio.
Em sua fala, o vereador Rodrigo também questionou o motivo pelo qual a cidade não dispõe de Polo do SAMU e pediu o líder do governo, vereador Alcides a levar tais questionamentos ao Poder Executivo, endossando que Guanhães é a maior cidade da região, além de ser onde se encontra a sede do Hospital Regional.
O presidente disse comungar com o questionamento do vereador Rodrigo e que, por isso, a Secretária Municipal Saúde será convocada para prestar explicações a respeito de tal assunto
.
Outra proposta muito comentada pelos vereadores foi o projeto de Resolução 06/2022, que cria a galeria Guido de Carvalho no Plenário da Câmara Municipal de Guanhães, que também foi aprovado por unanimidade. Atualmente, a Casa conta com uma galeria de ex-presidentes no hall de entrada e, a partir desta legislatura, terá uma dedicada aos vereadores.
Emocionada, a neta do homenageado, a vereadora Bárbara Carvalho, agradeceu ao presidente e aos colegas pela homenagem e compartilhou: “em nome de toda a família Carvalho, o nosso muito obrigado. Para mim é difícil falar dessa referência, não só como avó, mas como político, e de toda a sua trajetória na nossa querida Guanhães. Espero poder continuar honrando seu nome nessa Casa, que é do povo, que foi pra quem ele sempre dedicou a sua vida”.
Os vereadores Rodrigo, Evandro, Leco, Mauro, Claudiney, Andre e Osmar, expressaram a alegria de fazer parte desse momento importante para história da Câmara, que é a criação dessa galeria, e também da cidade, pela merecida homenagem e reconhecimento a esse ex-vereador que foi tão importante para a política da nossa cidade.
Ao final foram lidos os expedientes, entre eles, indicações e requerimentos propostos pelos vereadores ao executivo para melhorias na cidade.