Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Reconhecimento a saúde e ao esporte: Entrega de moções marca a 10º Reunião Ordinária

por Nara Generoso publicado 21/06/2023 15h04, última modificação 21/06/2023 15h04
Uma noite de Casa cheia e de muitas homenagens. Nessa segunda-feira (19), o Legislativo municipal abriu espaço, durante a 10ª Reunião Ordinária, para o reconhecimento a personalidades, instituições e equipes. As homenagens foram escolhidas pelos vereadores proponentes e pela mesa diretora, e aprovadas por todos os vereadores da Casa Legislativa.
Mas antes da entrega das moções, foram abertos os trabalhos com a leitura do Projeto de Lei 32/2023, que declara de utilidade pública a Associação Dos Voluntários Do Hospital Imaculada Conceição – AVHIC.
Em seguida, foram votados os projetos em pauta, entre eles: Projeto de lei número 03/2023 que altera dispositivos da Lei n. 3.115, de 26 de dezembro de 2022 e dá outras providências. A emenda número 001 foi colocada em discussão.
Em uso da palavra, o vereador Alessandro Matias, autor da emenda, se disse indignado pelo fato de agentes políticos da prefeitura (prefeita, vice-prefeito e secretários), terem pedido na proposição vale alimentação, solicitando apoio dos demais vereadores para que aprovem a emenda, sendo que a proposta não é viável segundo o mesmo.
A emenda retira os agentes políticos e autoriza a conceder, mensalmente, auxílio alimentação apenas aos servidores públicos municipais ativos, efetivos, comissionados, contratados e conselheiros tutelares.
Em seguida, a emenda 001 foi colocada em votação e aprovada: votaram favoráveis os vereadores Leco, Mauro, Evandro, Claudiney, Osmar, Anídia; votaram contra os vereadores Leila, Alcides, Lucimar, André e Bárbara. O projeto de lei número 03/2023 foi colocado em votação, tendo sido aprovado por unanimidade por todos os vereadores presentes.
Também foram aprovados por unanimidade os projeto:
PL 26/2023 que dá denominação a Prédio Público - CMEI Vovó Nair; PL 30/2023 que dá denominação a via pública – Rua Antônio Borges de Carvalho e PR 03/2023 que regulamenta o fornecimento de lanches/refeições em atividades do Parlamento Jovem perante a Câmara Municipal de Guanhães. Já o PL 31/2023 foi retirado de pauta a pedido do autor, vereador André Luiz.
Hora das homenagens 🎖
Abrindo as homenagens, o presidente Rodrigo se disse feliz em ver a Casa cheia e pediu que a comunidade participe das reuniões, não apenas em momentos de celebração.
“E uma enorme alegria pra esta Casa receber vocês, justamente porque aqui é o lugar onde as políticas públicas são criadas e transformadas em solução para a nossa comunidade. Em diversas reuniões esse plenário fica vazio, no entanto, somos cobrados por ausência de ação. Por isso, convido você a ser um multiplicador do nosso trabalho. Aproveito esse momento de alegria para pedir a vocês que cumpram com seu papel de cidadão não apenas na rede social ou na rua, mas que estejam aqui, para acompanhar de perto o nosso trabalho, a atitude e a fala de cada representante”, ressaltou.
Em seguida, foi feita a entrega das moções de aplauso, começando pelos homenageados do vereador Leco: Arthur Eugênio Fratini, Camila Figueiredo Jácome e a Deputada Estadual Ana Paula Siqueira. Também recebeu a homenagem a vencedora da corrida “Circuito Cenibra”, Gisele Carvalho Filho, pelas mãos do vereador autor da moção, Osmar Fidelis.
Dando sequência, passaram-se aos homenageados da área da Saúde, propostos pela mesa diretora:
• Diretor do Hospital Imaculada Conceição, Tales Carvalho,
• Provedora do HIC/Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, Albina Maria Martins,
• Ex-provedores do Hospital Imaculada Conceição: Claudius Oscar Pimenta Dias, Eustáquio Salvador do Nascimento, Fernando dos Santos, Guido de Carvalho Júnior,
• Conselho Fiscal e Suplente do HIC/Associação Nossa Senhora do Carmo: Eustáquio Salvador do Nascimento, Demetrio de Souza Miranda , Ranyere José Gonçalves,
• Diretoria do HIC/Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo: Albina Martins e Geraldo Deon Nunes Pinto.
A Sessão seguiu com a entrega das moções aos homenageados do esporte, são eles:
• Time de handebol feminino módulo 1, integrado pelas alunas do Instituto Presbiteriano Gammon, classificadas em 1º lugar no JEMG,
• Time Eletro Motores Futebol Clube, campeão do torneio Guanhães de Futsal,
• Time Barra Mansa Futebol Clube, campeão Municipal da 2ª Divisão,
• Time Hawaí Futebol Clube, campeão Municipal da 1ª Divisão,
• Equipe de transmissão da cobertura dos jogos, TV Guanhães,
• Equipe de transmissão da cobertura dos jogos, Rádio Cidade.