Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Resumo 4ª Reunião Ordinária: relatório quadrimestral da saúde, esclarecimentos do secretário de Fazenda e entrega de moções

por Nara Generoso publicado 31/03/2022 16h45, última modificação 31/03/2022 16h44

A noite da 4ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guanhães foi movimentada. Após ser aberta pelo presidente Osmar, a reunião começou com a apresentação do Relatório Detalhado Quadrimestral da Secretaria Municipal de Saúde realizada pelo contado da prefeitura, Tarcízio de Oliveira e pela coordenadora em Vigilância em Saúde, Elaine Carneiro. Ao final, os vereadores apresentaram questionamentos a respeito do que foi apresentado pela equipe de saúde.

Na sequência, foram entregues moção de aplauso a equipe de futebol Turma do Golaço campeã da 5ª Copa Idelfonso, realizada em Comercinho/ distrito de São João Evangelista pelo vereador Mauro e também a equipe Brutos de Handebol Masculino, que participou da 2ª etapa da Copa Primavera em Contagem\MG e consagrou-se vice-campeã; moção entregue pelo vereador André.

Após ser convocado pelo vereador Mauro, a comparecer a sessão, o secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Edésio Quintão, que prestou esclarecimentos sobre a interdição do Estádio Caldeirão.

O vereador solicitante disse que pela demora do processo licitatório ser concluído, não terá tempo para as obras serem finalizadas em 2022, o que impede a realização dos torneios anuais na cidade e reclamou ainda que o poder executivo não da à devida atenção para o esporte no município.

Informação que foi contestada pelo secretário, alegando que a atual administração fez mais que as anteriores e que as obras são executadas de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e financeiros.

A vereadora Bárbara e o vereador Nilson questionaram se há algum projeto de lazer e para realização de torneios nos distritos. O vereador André reivindicou espaço para treinos e o vereador Claudiney pontuou o que pode ser feito pra resolver os problemas da prática da atividade física na cidade, um demanda recorrente recebida por ele.

Já o vereador Rodrigo, ressaltou a importância da prática de esportes após a pandemia e sugeriu que fosse realizado um campeonato utilizando o campo dos clubes como Grêmio, Guanhães Clube, já que tem estrutura para receber e tais medidas vão amenizar os problemas para a prática de esportes.

Em uso da palavra, o vereador Leco observou que faltou planejamento da gestão da área de esporte; e finalizando as demandas, o vereador Nelci agradeceu a presença do secretário e disse que espera que a pasta faça realmente um trabalho voltado para o esporte.

Proposições

Foi feita a leitura dos seguintes projetos:

PL 61/2021- Dispõe sobre a concessão de cestas de natal aos servidores públicos municipais.

PL 17/2022 – Altera o dispositivo da Lei Municipal nº 3.040 de 21 de dezembro de 2021.

Projetos para discussão e votação:

Pedido de retirada da pauta do PL 14/2022 que dispões sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício, artefatos pirotécnicos, rojões e foguetes que causem poluição sonora como estouro e estampidos, no município de Guanhães.

PL 15/2022 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de envio de editais para a Câmara Municipal. Pedido de vista pelo vereador Nelci.