Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / RUMO A PLENÁRIA ESTADUAL: Alunos do Parlamento Jovem se preparam para representar o Polo Médio Espinhaço na Assembleia Legislativa

por Nara Generoso publicado 16/09/2022 17h20, última modificação 16/09/2022 17h20
Na tarde dessa terça-feira (14), os oito alunos eleitos para participarem da Etapa Estadual, juntamente com coordenadores do Polo Médio Espinhaço, se reuniram na Câmara Municipal de Sabinópolis para estudar as propostas da plenária estadual, que acontece na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de setembro.
Guanhães está entre as 121 câmaras participantes do PJ, com a coordenação dos vereadores Bárbara Carvalho e André Luiz e da assessora Nara Generoso, e dois dos alunos Yara e Wandrey estão entre os oito irão representar o Polo que também é composto pelas cidades de Sabinópolis, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Presidente Kubistchek. Além de 150 estudantes eleitos para essa etapa, são aguardados coordenadores, membros das equipes, vereadores e outros convidados.
A programação da Etapa Estadual começa na tarde de quarta-feira (21). Após o credenciamento, os jovens participarão de uma vivência de entrosamento, a primeira oportunidade para o encontro presencial e interação entre os estudantes. Em seguida, farão a primeira foto geral, na escadaria do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.
Na manhã de quinta-feira (22), haverá a escolha do tema para a edição de 2023 no Auditório José Alencar. As sugestões são: “Jovem e mercado de trabalho”; “Jovem e educação financeira”; “Jovem e acesso à cultura”. Os próprios estudantes farão a defesa de cada um dos temas.
À tarde, na Escola do Legislativo, os participantes se dividem em grupos de trabalho para analisar e priorizar propostas em cada um dos subtemas desta edição: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.
Na sexta-feira (23), a partir das 10 horas, o PJ Minas tem seu grande momento de destaque, no Plenário da ALMG, com a realização da Plenária Final. Nela, os estudantes discutem e votam as propostas que foram construídas e aprimoradas desde as etapas municipais e nos grupos de trabalho. O documento final é entregue à ALMG e pode subsidiar projetos e outras iniciativas do Parlamento.
Mais uma vez a coordenação do PJ Guanhães agradece o apoio da Câmara de Guanhães nesse projeto tão importante para os jovens!