Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / SELO SIM: Câmara de Guanhães sedia evento em prol do Desenvolvimento Regional

SELO SIM: Câmara de Guanhães sedia evento em prol do Desenvolvimento Regional

por Nara Generoso publicado 02/12/2021 12h53, última modificação 02/12/2021 12h53
Guanhães e municípios da região assinaram protocolo de intenção de adesão ao consórcio do Selo SIM (Selo de Inspeção Municipal)

A Câmara Municipal de Guanhães sediou nessa quarta-feira (01/12) a primeira Assembleia do Consórcio dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí (CONBAS), com o Seminário “SIM Consorciado: Um Caminho para o desenvolvimento regional”.

O S.I.M certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando- os em empresários da área urbana e rural. O principal objetivo é assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.

O novo serviço oferecerá profissionais habilitados que poderão instruir e orientar os produtores, dando toda a assessoria necessária para que se adequem as normas, estimulando assim o desenvolvimento econômico e oferecendo alimentos de qualidade aos consumidores.

E caso seja implantado de forma regional, em consórcio, como foi proposto durante a assembleia, além de permitir a comercialização desses produtos em toda a região, vai diminui os custos de operacionalização dos municípios e aprimora os serviços de inspeção, entre outras vantagens. Guanhães, São Pedro do Suaçuí, Sabinópolis e São João Evangelista assinaram ontem o protocolo de intenção de adesão ao Consórcio Público.

O evento realizado pelo Sebrae, AMBAS, Sicoob, Emater e Acig, em parceria com a prefeitura de Guanhães, foi aberto pela Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião da Bacia do Suaçuí, a prefeita Dóris Campos Coelho (Dorinha) e contou com a participação de prefeitos da região, secretários de agricultura, representantes do Conselho de Agricultura Familiar, entre outras lideranças.

O presidente da Câmara, Lucimar Ferreira Pinto, a vereadora Leila Rosa e os colegas vereadores Rodrigo Bretas, Alessandro Matias (Leco), Evandro Lott, Claudiney Ferreira e André Luiz também prestigiaram o evento, que é de suma importância para o desenvolvimento regional, já que o selo certifica produtos, atesta sua qualidade, permite e facilita sua venda no comércio local.