Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Última reunião do ano tem pedidos de vista a projetos, resumo da gestão de 2022 e declaração do novo presidente

por Nara Generoso publicado 02/01/2023 18h49, última modificação 02/01/2023 18h49

O penúltimo dia do ano (30) foi marcado pela 12ª Reunião Extraordinária, a última do ano. Na pauta, um projeto para dar entrada, o PL 88/2022 e três para serem votados, entre eles, a devolução de um veículo da Câmara ao executivo:

PL 88/2022: autoriza o Poder Executivo de Guanhães a firmar contrato de programa com o Consórcio para o Desenvolvimento da Microrregião da Bacia do Suaçuí -COMBAS.

PL 79/2022: dispõe sobre o parcelamento do solo para criação de chácaras de recreio por meio de condomínio de lotes, fora do perímetro urbano, bem como cria a zona especial de urbanização para chacreamento (ZEUC). O vereador Claudiney solicitou vista ao projeto de lei, tendo o seu pedido deferido pelo presidente.

PL 80/2022: dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de coleira, guia curta de condução e focinheira nas vias públicas do Município de Guanhães. O Presidente retirou o projeto de pauta.

Projeto de resolução número 07/2022: autoriza a devolução de veículo para o Poder Executivo Municipal e dá outras providências. O vereador Nilson solicitou vista ao projeto de lei. O pedido dividiu opiniões e gerou questionamento entre os vereadores, mas o pedido foi deferido pelo presidente.

Sobre sua gestão nesse ano, Osmar falou sobre as devoluções ao executivo em prol de instituições como o Hospital, APAE, ACAJENA e Creche Lar dos Pequeninos, que somaram cerca de R$ 200.000,00.

O presidente pontuou ainda sobre a reforma da Câmara, que não será concluída no seu exercício, mas que os recursos para concluí-la estão devidamente empenhados. Osmar ainda ressaltou que servidores e vereadores da casa foram devidamente capacitados e que acredita ter feito uma boa gestão.

Já em sua fala, o atual presidente, Rodrigo Bretas, declarou que sua gestão será voltada para fortalecer o Poder Legislativo. Disse ainda que as ações de capacitação de servidores e vereadores são muito importantes e que é necessário que o embate político se dê de forma respeitosa e em prol do povo, deixando o interesse pessoal de lado.

Encerrada a discussão e votação das matérias em pauta, passou-se ao uso da tribuna livre pelo vereador Alessandro Matias que se disse indignado com a licitação de R$ 3 milhões da Prefeitura para iluminação natalina. Que um idoso com câncer terminal não consegue biopsia e que a Câmara está sendo omissa.

Na sua fala afirmou também que a proposição que a Prefeita envia não tem lógica e que dará prazo até a primeira semana de janeiro para disponibilizar médicos nos distritos e fazer melhorias na infraestrutura das ruas do município e se não as fizer, acionará o Ministério Público. Momentos depois quebrou uma porca de gesso manifestando sua revolta com a atual gestão do executivo.