Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projeto voltado para a educação e discutem sobre trânsito, saúde e infraestrutura da cidade

por Nara Generoso publicado 22/05/2023 11h11, última modificação 22/05/2023 11h11
A 8ª Reunião da Câmara Municipal de Guanhães teve uma pauta enxuta, mas com muitas demandas dos vereadores e questionamentos sobre alguns setores da nossa cidade.✅

Entre os projetos aprovados, mais um em prol da educação. De autoria do vereador Mauro, o projeto de lei 25/2023 cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede Pública Municipal de Ensino e na rede Particular de Ensino no Município de Guanhães.

O autor da proposta esclareceu que a iniciativa visa aproximar os pais dos professores, abrindo um canal de comunicação entre alunos, professores e pais. O projeto foi muito bem visto pelos demais vereadores e elogiado.
Em uso da palavra, o vereador Alessandro parabenizou o vereador Mauro pela iniciativa. Já a vereadora Bárbara disse apoiar a proposta, mas demonstrou a preocupação de que com a adoção do boletim eletrônico, os pais passem a não ir às escolas e também com o fato de alguns pais não terem acesso ao boletim eletrônico devido à falta de acesso a internet.
Após a votação dos projetos, a palavra foi passada ao vereador Alessandro Matias para o uso da Tribuna Livre. O vereador apontou críticas às propostas de governo da atual prefeita, procedendo com a leitura das 12 ações prometidas pela mesma durante a campanha eleitoral de 2020 e que as leis aprovadas na Casa não têm efetividade.
A noite também foi marcada por um momento de homenagem com a entrega da moção congratulação ao time Turma do Golaço, aprovada no dia 02 de maio de 2023. A moção foi entregue pelo autor, vereador Mauro.
🎯Hora dos expedientes
Depois da leitura das indicações e requerimentos feitos pelos vereadores e encaminhados à prefeitura para melhorias na cidade, o momento foi de discussão das demandas.
O vereador Mauro reclamou da morosidade do Poder Executivo para responder às requisições desta casa.
No mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, ele também esteve em pauta. O vereador Claudiney demonstrou preocupação com o aumento dos acidentes na cidade, relatando casos de cidadãos que se acidentaram e estão em estado grave no hospital.
Já o presidente falou sobre o Conselho de Trânsito da cidade informando que solicitou ao secretário de transporte que reativasse o referido conselho, e que há muitas questões a serem discutidas, defendendo que o Conselho passe a ser deliberativo e a trabalhar de maneira independente.
Em relação à saúde, Osmar, Alcides e Lucimar pontuaram sobre o diálogo produtivo que os vereadores tiveram junto ao executivo para tratar das demandas da população.
Ainda sobre a pasta, o vereador Evandro falou a respeito da necessidade de que seja marcada uma reunião junto ao Executivo para tratar sobre o Piso da Enfermagem, falando também a respeito da necessidade de especialização dos servidores de modo geral.
Por fim, sobre infraestrutura, a vereadora Bárbara revelou que começaram os reparos nas ruas do Distrito de Correntinho, mas que algumas vias ainda carecem de operação tapa-buracos, dizendo que apresentou nova indicação para que as obras sejam completadas. Já o presidente, elogiou o trabalho do secretário de obras que tem cumprido as demandas de infraestrutura da cidade e que a Secretaria está fazendo um bom planejamento.
Outros projetos aprovados:
Veto ao artigo 2º do Projeto de lei Complementar 01/2023 que tem como objeto a Alteração de dispositivo da Lei n° 2.590 de 03 de dezembro de 2013 e Lei Complementar n°2.591 e 03 de dezembro de 2013. ✅
Projeto de Lei Complementar número 04/2023 que Altera dispositivo da Lei Complementar n° 2.578, de 10 de setembro de 2013.✅
Projeto de lei complementar número 05/2023 que Revoga a Lei Complementar n° 24 de maio de 2023, altera dispositivos da Lei Complementar e 1, de 20 de janeiro de 2020, para reestruturar o Cargo de Assessor de Comunicação.✅