Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projetos e discutem, com a presença do secretário, sobre o trânsito, em especial, no aniversário da cidade

por Nara Generoso publicado 18/10/2023 16h50, última modificação 18/10/2023 18h22

Com a presença de membros da sociedade, a reunião desta segunda-feira (16), teve uma pauta extensa, com aprovação de projetos importantes, uso da tribuna, entrega de moção e ainda a presença do secretário de transporte e trânsito, Aldevan Silva.

Abertos os trabalhos, o presidente, Rodrigo Bretas, falou a respeito de reunião designada na manhã de hoje (17), entre o Poder Executivo e entidades beneficiadas com recursos oriundos de emendas impositivas.

Disse ainda que a mesa diretora não foi comunicada da mesma, nem os vereadores e que, ao questionar sobre, foi informado que se tratava de reunião técnica, mas que não acredita em tal justificativa, ressaltando a importância de se ter respeito para com o Poder Legislativo. O presidente também citou as entidades/associações que serão beneficiadas com as emendas dos 13 vereadores em 2024.

Dentre os projetos aprovados (veja quadro acima), dois tiveram destaque na noite de ontem e foram elogiados pelos vereadores. O de número 40/2023, que dispõe sobre a criação de espaço reservado em shows, apresentações artísticas e culturais, teatros, eventos esportivos e similares para deficientes físicos no município de Guanhães.

Em uso da palavra, o vereador André compartilhou que a proposta de sua autoria visa garantir aos portadores de deficiência condições para a participação em eventos festivos, sendo que, segundo o mesmo, é importante zelar pelos direitos dos mesmos.

O outro projeto foi o de número 43/2023, de autoria da vereadora Bárbara Carvalho, que dispõe sobre a denominação a via pública no Bairro Colina Verde II – RUA MARIA BRAGA DE ANDRADE. A vereadora se disse honrada de ter apresentado a proposição uma vez que a homenageada era de mulher guerreira agindo sempre em prol do bem da comunidade.

A família da homenageada esteve presente e se emocionou a lembrar da história e trajetória da saudosa Maria. A sobrinha Roberta e o neto João, aproveitaram a oportunidade para compartilhar um pouco dessa história e agradecer a homenagem.

Logo em seguida, os vereadores falaram sobre suas demandas pedindo providências ao executivo, entre elas, de trânsito, que foram feitas pessoalmente ao secretário Aldevan, que compareceu com sua equipe, após ser convocado pela vereadora Bárbara.

Na pauta, perguntas sobre o conselho municipal de trânsito, que parece estar inativo, já que segundo o secretário, apesar da convocação não conseguiu reunir os integrantes. Outra demanda foi sobre a instalação das placas de trânsito; cerca de 450 unidades de placas foram instaladas na cidade, e conforme Aldevan, desde que assumiu a pasta, nenhuma foi instalada, alegando que é necessário fazer algumas adequações e análises.

Na oportunidade o secretário também falou sobre a frota de veículos do município e revelou que o maior anseio que tem é a realização do estudo de mobilidade e providências para a retirada do tráfego de veículos pesados na cidade.

E por falar em tráfego, uma das preocupações dos vereadores com a chegada da festa de aniversário da cidade é o trânsito, por isso, foi solicitado esclarecimentos.

O secretário explicou que para a segurança no trânsito, a Rua Dr. Antônio Rosa Lima (próximo a Escola Inocente Soares Leão, depois da rotatória), que dá acesso a festa, será interditada podendo passar apenas os moradores da localidade, carros oficiais e pedestres, já que o acesso dos demais veículos será feito pelo outro lado, com toda sinalização indicando o percurso.

O presidente Rodrigo questionou se terá transporte coletivo para o evento e argumentou a necessidade de ter um ponto de taxi/app, o que facilita o embarque e desembarque de passageiros, o que facilitaria o trânsito já que mais pessoas optariam por deixar o carro em casa. Ele pediu ao secretário que avaliasse a sugestão e que iria encaminhá-la ao executivo, como uma indicação, devido a sua importância.

Finalizando a reunião, a palavra foi passada ao vereador Alessandro Matias para uso da Tribuna Livre pelo tempo regimental. Em uso da palavra, o vereador declarou que fica triste com a tarifa abusiva de água cobrada de uma moradora do bairro Aod Pereira, que a gestão da autarquia está roubando o povo. Leco afirmou que a população está sofrendo e pediu que a mesma reivindique seus direitos.