Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Vereadores de Guanhães e Virginópolis visitam Câmara de Ipatinga para conhecerem o Centro de Atenção ao Cidadão - CAC

por Nara Generoso publicado 12/08/2022 15h40, última modificação 12/08/2022 15h40
Depois de participarem da inauguração do Centro de Atenção ao Cidadão- CAC, em julho, na cidade de Divinolândia de Minas; o presidente da CMG, Osmar, o vereador André Luiz e o ouvidor da Casa, Vinicius, juntamente com vereadores de Virginópolis, estiveram na última sexta-feira (5), em Ipatinga, na Câmara Municipal da cidade, para conhecerem de perto o CAC.
Os parlamentares foram muito bem recebidos pelo gerente do CAC, Tadeu Figueiredo e pelo coordenador, Adão Cordeiro, que receptivos, apresentaram as instalações do Centro e da Casa legislativa, além do funcionamento dos mesmos.
O Centro tem com o objetivo levar à população informações sobre seus direitos e assessorá-la na busca de soluções para os problemas jurídicos e sociais. Em Ipatinga, o CAC interage com órgãos governamentais do Município, do Estado e do País, além de organizações da iniciativa privada e da sociedade civil. Essa relação facilita o encaminhamento dos problemas e ajuda na busca de soluções.
Segundo Tadeu, mais da metade dos atendimentos é relacionada a questões previdenciárias com agendamento de benefícios, perícias e aposentadoria, entre outros. Outro serviço importante é a isenção de taxa para documentos públicos e solicitação de segunda via de certidão de casamento, nascimento e óbito.
Sobre a visita, e pensando na população, Osmar declarou que a intenção é implantar o Centro de Atenção ao Cidadão em Guanhães e, para isso, já está sendo estudada a viabilidade disso, junto aos vereadores e ao jurídico da Casa. “Além de ser um instrumento que aproxima o legislativo da população, o CAC é um importante instrumento de cidadania”, declarou.
O presidente de Divinolândia de Minas, Osvânio, que já está com o centro funcionando na sua cidade, também participou da visita. Na oportunidade, os vereadores puderam tirar dúvidas, inclusive sobre o passo a passo e os requisitos necessários para a instalação do CAC.